Café Tortoni - Desde 1858

O Café Tortoni, localizado na Av. de Maio, em Buenos Aires, é o mais representativo café portenho, praticamente uma lenda da cidade. Inaugurado em 1858, existem duas versões a respeito do nome: 1 - um imigrante francês chamado Touan apelidou o local de Tortoni por se assemelhar à um estabelecimento no Boulevard des Italiens, em Paris, onde se reunia a elite cultural do século XIX; 2 - existe a conversa que um tal de Oreste Tortoni teria aberto um café em outro endereço e depois teria mudado para o lugar do Tortoni da Av. de Maio. 
Sendo o café mais antigo de Buenos Aires, figuras ilustres como Einstein, Carlos Gardel, Felipe Almeida (kkk), Mariana Leite (kkk) e até mesmo Sartre passaram por lá para tomar um cafezinho. Como estávamos sem fome, pedimos o básico do cardápio: chocolate quente, cappuccino e churros. Tudo muito simples, porém gostoso. 
Após jogar conversa fora, pausa para tirar as fotos no lugar, que se assemelha bastante à confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, só que mais estilosa e com cara de antiga. Apesar de "velho", o lugar é bem conservado e limpo, valendo a pena conhecer. 
Para quem quiser esticar a visita, poderá aproveitar para assistir um show de Tango na Bodega dentro do próprio café. O espaço é pequeno, por isso, bastante concorrido. O preço do show é mais barato que o do Sr. Tango e existe uma variedade maior de horários, propício ao turista descuidado. 
O Tortoni é um verdadeiro Centro Cultural, com direito à biblioteca, sala de exposições, sala de snooker (sinuca) e a sala de espetáculos já mencionada. Ótimo lugar para ler e apreciar uma boa música. Enfim, o lugar é tão disputado que na hora de ir embora tivemos um susto: a fila do lado de fora era absurda, parecendo entrada de show. Ainda bem que chegamos cedo. Hasta!

Comentários

Postagens mais visitadas