Chicken Tikka Masala

Foi inspirado pelo post de Isadora Becker, do Gastronomismo, que resolvi fazer essa receita indiana. Para quem não sabe, o Chicken Tikka Masala é um prato de origem sul-asiática, composto por galinha assada (tikka) mergulhada em molho picante (masala). O molho geralmente é cremoso, apimentado e alaranjado. Considerado como um dos pratos mais populares encontrados em restaurantes britânicos, o tempero (Masala ou Garam Masala) é preparado com anis, cardamomo, pimenta do reino, canela, cravo, noz moscada e gengibre. Comprei o pó já pronto no Mercado Municipal de São Paulo. Além do post do Gastronomismo, utilizei esse vídeo como ajuda, fazendo algumas alterações. 
Numa travessa, coloquei o frango cortado em cubos, com o Masala, gengibre em pó, mostarda em grãos, curry, pimenta calabresa, iogurte, gengibre ralado e pimenta branca. Depois adicionei coentro em pó, coriander, pimenta do reino e um pouco de canela. Misturei bem e deixei na geladeira marinando. 
Enquanto isso, numa panela aqueci o óleo e fritei cebola e alho. Depois, mais pimenta e gengibre em pó. Na mistura, refoguei 2 tomates cortados com mais um pouco de extrato de tomate. Quando o molho começou a encorpar, adicionei coentro em pó e coriander. 
Feito isso, esperei o molho esfriar um pouco e bati ligeiramente no liquidificador. Depois peguei o marinado do frango e fritei no oléo bem quente. Aproveitei o molho que ficou na travessa para misturar ao final, conjuntamente com o outro molho, já batido, acrescentando apenas coentro (nessa etapa, usei o natural). O cheiro da comida durante o preparo foi fora de série. 
Por fim, ajustei a questão do sal (muito pouco, por sinal) e adicionei mais um pouco de gengibre em pó e masala, para que o gosto ficasse bem característico. Para acompanhar, arroz branco e chutney de manga (nova safra feita por Denise Key). Confesso que o gosto ficou extraordinário, bem melhor que muito restaurante indiano que já frequentei.

Comentários

Postagens mais visitadas