Salvador: The Beef

(foto: Lucas Silva)
Há tempos que escuto falar bem do The Beef (Rua São Paulo - Pituba), mas só tive o prazer de conhecê-lo depois do convite feito pela agência Santa Clara para um jantar harmonizado. A parceria com a Casa Malbec (importadora e distribuidora de bebidas) teve intuito de apresentar os vinhos da Quinta do Pinto. Pedro Fonseca, vice-presidente de vendas da vinícola portuguesa, foi o responsável por explanar a origem da marca e das castas utilizadas. Já o menu português, assinado pelo chef Jorge Mendes, foi elaborado exclusivamente para o evento, porém alguns itens serão integrados ao menu fixo do local.  
 
O couvert, composto por pães artesanais deliciosos, queijos e manteiga, causou boa impressão e indicou o cuidado do restaurante com a utilização de produtos de qualidade. A impressão inicial de excelência foi confirmada à medida que os pratos iam sendo expostos. Depois do espumante rosé de abertura, foi servido o vinho branco Quinta do Pinto para acompanhar os Mexilhões à Bulhão Pato, que, por sinal, estavam nota 10 (bem temperados e frescos). Lembrei dos "Les Moules" que comi na Bélgica (veja aqui). 
O segundo vinho da noite, Quinta do Pinto Merlot & Syrah, foi servido juntamente com o Bacalhau à Braz. O prato, que é uma das receitas mais tradicionais de Portugal, estava cremoso e saboroso, com a dose de sal na medida certa. A combinação do peixe com cebola, batata, ovo cozido, azeitona preta e azeite foi vitoriosa. Adoro esse tipo de bacalhau, mas quando faço aqui em casa, troco a salsa por coentro. O terceiro prato da noite foi o Arroz de Pato à Portuguesa. Para mim, o melhor da noite. Servido com o tinto Quinta do Pinto Touriga Nacional, o risoto estava excelente (carne saborosa, arroz no ponto certo e bem temperado). 
Para finalizar, sobremesas portuguesas. As opções ofertadas foram Quindim de Amêndoas e Doce de Ovos, ambos servidas com vinho do porto (Twany 10 anos). Como não gosto de quindim, escolhi acertadamente o Doce de Ovos, cuja apresentação foi impecável (intercalado por "hóstias"). Cheguei a provar do quindim, mas achei doce demais. Foi uma experiência gastronômica memorável. O restaurante surpreendeu bastante. Pretendo retornar mais vezes, para provar demais itens do menu. Ótima recomendação para quem quer comer bem num lugar legal.   

Comentários

Postagens mais visitadas