Salvador: Zafferano e os risottos

(imagem extraída do site do Zafferano)

O Zafferano Cucina Italiana lançou festival gastronômico e convidou parte da comunidade blogueira de Salvador para "explorar" o cardápio especial. Chamado de "Quartas do Risotto", o projeto oferece todas as quartas-feiras (no jantar) 14 sabores por módicos R$38,00 reais (cada). Desde já antecipo a dificuldade na escolha do prato, pois o menu é bastante convidativo. Conheço a casa há algum tempo e posso atestar a satisfação da visitação, ainda que na correria de um almoço executivo. O ambiente é restrito, mas o cuidado com a comida e o atendimento fazem do pequeno espaço um restaurante grandioso para se comer bem e se sentir bem. Vale dizer que a cozinha é chefiada por Massimo Cremonini (trabalhou no "La Lupa"), responsável pela execução dos pratos e confecção de pães e massas artesanais. De entrada, foram servidas Polpetas de Carne al Sugo (com pão artesanal) e Bruschetta Toscana. Aplausos para o molho de tomate delicioso, que também estava presente no Filleto alla Parmeggiana. A carne estava bem macia, no ponto certo, com muito queijo e mergulhada no molho top. 
Depois fomos para o melhor da noite: os risotos. Provei de 9 dos 14 sabores disponíveis no Festival (descrição abaixo). A sequência começou no sabor mais suave (por incrível que pareça, linguiça e queijo) e terminou no prato com mais identidade (camarão e curry). Foi facilmente constatado pelos blogueiros a harmonia e a qualidade dos ingredientes adotados pela casa, contribuindo positivamente para a constituição do sabor da cada risoto. Confesso que gostei de todos os pratos sem exceção, mas quatro sabores conquistaram meu paladar e fizeram meu Top 3 abaixo (dois sabores estavam tão bons, que dividiram o 3º spot). 

Risotto di Salsiccia e Stracchino - com linguiça toscana e queijo stracchino;
Risotto di Agnello al profumo di Erbe - com cordeiro, alecrim, sálvia e tomilho;
Risotto al profumo di Bosco - com os cogumelos shitake, shimeji e funghi;
Risotto alla Bolognese -  com o molho bolonhês especial do Chef Massimo;
Risotto di Polpo - risoto de polvo;
Risotto di Pera e Gorgonzola - fantástico risoto de pêra com quejo gorgonzola;
Risotto al Nero di Seppia - com lulas e a sua própria tinta;
Risotto di Gamberi e Asparagi - risoto com camarões e aspargos frescos;
Risotto di Gamberi, Zucchini e Curry - camarões, abobrinha e curry.

 (((TOP 3)))
1º Lugar - Risotto di Gamberi, Zucchini e Curry
2º Lugar - Risotto al profumo di Bosco
3º Lugar - Risotto al Nero di Seppia / Risotto di Agnello al profumo di Erbe
O festival também disponibiliza 4 rótulos de vinhos com preços promocionais (20% de desconto), parceria do restaurante com a Casa Malbec. A carta de vinhos ainda conta com rótulos de outras marcas, a exemplo do Tencite Messieri Marche Bianco (branco) e do Marche Rosso (tinto), que foram servidos ao longo do jantar. Ao final, juntamos Eduardo Andrade (proprietário da casa) e o chef Massimo para uma foto e para agradecer pelo convite feito. Os dois foram extremamente simpáticos e transformaram a degustação num jantar de sucesso, de sabor e de descontração (muitas histórias e risadas!). Recomendo a visita para os apreciadores da culinária italiana tanto para conhecer o Festival de Risottos quanto para conhecer o cardápio usual.  

Comentários

Postagens mais visitadas