Jantar para os amigos (+receitas)

Semana retrasada fiz um jantar para os amigos. A galera se reuniu na casa de um casal de amigos para a comilança. De entrada, aprendi a fazer um creme de gorgonzola (queijo, requeijão e creme de leite) para servir com biscoito de polvilho. A combinação fica muito boa e não enche muito. Tábua de queijos também foi providenciada para harmonizar com o espumante Rosé Glamour (a anfitriã sempre fica responsável pelas bebidas alcoólicas). Os pratos principais foram torta folhada de camarão, nirá, shimeji e shitake e camarão com creme de espinafre e aipim gratinado, ambas criações minhas. Como eram pratos incrementados, providenciei batata palha para servir como acompanhamento. Para sobremesa, o anfitrião preparou um affogato de ovomaltine com sorvete de creme. Combinação muito boa. Para finalizar, um nespresso com pão-de-mel. A comida foi aprovada pelo pessoal. 
Para quem tiver interesse em saber mais ou menos o passo-a-passo dos pratos, favor observar as fotos abaixo. Para a torta folhada de camarão, nirá, shimeji e shitake, peguei o nirá e fritei em óleo de gergelim. Refoguei o camarão com cebola e alho no azeite de oliva com um pouco de pimenta sriracha. Depois, cozinhei os cogumelos uma mistura de manteiga e teriyaki. Feito isso, misturei as três etapas e regulei o sal. Forrei o recipiente com a massa de pastel e coloquei o recheio pronto. Antes de fechar, cobri com uma camada de requeijão. Levei ao forno até a massa ficar corada. É uma receita sem muita complicação. O sabor é ótimo para quem curte esses ingredientes. Como cozinho à base do olhômetro, não sei quantificar a medida exata dos ingredientes, mas usei duas embalagens de shitake, uma de shimeji, um molho de nirá, um pacote de requeijão cremoso e um de massa folhada. 
Para o camarão com creme de espinafre e aipim, refogar em azeite alho poró com um pouco de bacon. Enquanto isso, colocar o aipim e o espinafre para cozinhar. Feito isso, fazer um creme de espinafre, queijo parmesão e aipim, temperando com muita cebola e alho. Depois, refogar o camarão e ao final misturar o alho poró. A montagem da prato é feita da seguinte forma: creme de espinafre embaixo, camada de camarão no meio e por cima cobertura de requeijão cremoso. Para incrementar, bater claras em neve, colocar por cima e cobrir a neve com queijo parmesão de boa qualidade e levar ao forno para gratinar. Essa receita é muito top. Vale a pena fazer. Espero que tenham curtido esse post longo, porém cheio de muita comida boa. 

Comentários

Postagens mais visitadas