Dona Mariquita

O Restaurante Dona Mariquita, localizado no Rio Vermelho, é especializado em culinária típica regional com um toque de influência do Recôncavo Baiano. A cozinha é comandada por Leila Carreiro. Sempre escutei falar bem do lugar, mas ainda não tinha ido conhecer. Sendo assim, fui almoçar com minha família num domingo desses. Enquanto escolhíamos os pratos principais, pedimos uma porção saborosa de Abará (R$16,00). 
Minha mãe acertou na escolha e foi de Arroz de Hauçá (R$42,00), composto de arroz de coco com molho de camarão defumado ao dendê e carne de sertão desfiada e frita. A combinação de carne seca com camarão é muito boa, ainda mais quando somada ao arroz de coco. Simples e delicioso. Meu irmão pediu um Sarapatel de Porco (R$42,00) e curtiu também. Eu que não gosto de sarapatel de porco, por isso não provei. Tive o prazer de experimentar a famosa Feijoada de Frutos do Mar (R$80,00), com feijão branco, camarão, mexilhão, lula e peixe, prato que dividi com meu pai. Os acompanhamentos foram arroz, pirão e efó. O prato "exótico" é muito saboroso. Gostei da mistura. Com uma farinha então, ficou perfeito. 
Para encerrar, duas sobremesas generosas: Sorvete de Coco com Comporta de Goiaba (R$15,00) e uma Banana Cartola (R$15,00). A banana da terra frita coberta com queijo coalho, açúcar e canela, posteriormente levada ao forno, era de outro mundo. Resumindo, o Dona Mariquita é uma ótima indicação tanto para turistas quanto para os soteropolitanos. Ambiente agradável, preço bom e comida gostosa. Vale conferir. 

Comentários

Postagens mais visitadas