Natal 2013

Passado o período de comilança de fim de ano, todo mundo vai voltando ao normal. O ano de 2013 foi bem produtivo ao blog. Espero trazer em 2014 dicas gastronômicas ainda mais legais para vocês. Por enquanto, segue o post do Natal da minha casa, que foi bastante caprichado. Passei quase 2 dias para executar todos os pratos, mas o resultado foi formidável. Buscando evitar encher a barriga com entradas desnecessárias (o que tira toda a graça dos pratos principais), esse ano só tivemos uma Torta de Banana da Terra com Fumeiro (do Empório Gourmet / Dolce Vila) e Pãozinho Delícia (da Deli&Cia, panificadora da Graça). Na verdade, foi uma espécie de acompanhamento. 
O Peru de Natal foi recheado com bacon, vinho branco e cebola. Para acompanhar, fiz uma Farofa de Cream Cracker (com passas, azeitonas, milho, queijo parmesão e cebola)  e um Molho de Cranberries com Amêndoas (era um molho planejado para fazer um prato típico do Thanksgiving dos Estados Unidos, mas acabei adiando para a ceia natalina). A combinação dos três itens caiu muito bem. O peru estava suculento, mas como a farofa é mais seca, a adição do molho de cranberry serviu perfeitamente. Prato simples, mas bem delicioso.  
A massa escolhida para a ceia foi um Pappardelle com Molho de Gorgonzola, Amêndoas e Passas Brancas. Aprecio bastante a combinação de ingredientes doces com salgados. O sabor intenso do queijo é atenuado (mas sem perder a sua característica) com as passas. Além disso, fiz Filé Mignon com Molho de Vinho Tinto, Bacon e Pimenta do Reino. O prato que já virou clássico aqui em casa teve como acompanhamento um Arroz de Champagne e Amêndoas
O bacalhau, outro item tradicional de muitas ceias brasileiras, foi apresentado em duas versões. A primeira foi um Escondidinho de Bacalhau com Mandioquinha, Creme de Pimentões e Cebolas Caramelizadas. Foi uma invenção minha que deu certo. Tinha pensado inicialmente em fazer sem o creme de pimentões, mas como achei um pouco salgado, fiz o creme sem sal nenhum para balancear. Resultado: foi o prato mais elogiado da ceia. A segunda opção foi Lascas de Bacalhau Assado com Vegetais e Batatas ao Murro
A sobremesa desse ano teve um destaque especial. Apesar de não ter o costume (e gostar) de executar receitas de doces, não pude descartar a dica do Charlotte de Chocolate e Cerejas que vi no site Gastronomismo, da amiga Isadora Becker. Para marinheiro de primeira viagem em fazer uma mousse de chocolate, fiquei contente com o resultado. Não é por nada não, mas além do visual atrativo, o gosto estava fantástico. Fiz algumas alterações na receita, como usar menos açúcar e troquei o Contreau pelo licor Sheridan's. Também encomendei um Chocottone de Avelãs (do Atelier Bombom) que estava muito bom. Para complementar, fiz um sorvete de Iogurte Grego com Cerejas e Redução de Cassis (na máquina Yonanas). Assim foi o meu Natal 2013. Bons momentos pedem sempre boa comida! Feliz ano novo para todos que acompanham o Santa Comida! 

Comentários

Mouseketeer disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Mouseketeer disse…
Obrigada pela receita, Felipe! Vou tentar fazer e depois posto a foto. Abraço

Postagens mais visitadas