Degustação no Villa Bahia

O Villa Bahia é a minha descoberta mais interessante dos últimos tempos aqui em Salvador. Já falei do restaurante aqui e aqui (Restaurant Week), mas o post de hoje é especial. É que o chef Guto Lago, comandante da cozinha, fez um convite irrecusável para degustar pratos do menu fixo do restaurante. A entrada escolhida foi de Gratinado de Mandioquinha com Carne de Fumeiro, Creme de Queijo Coalho e Tapioca. Com ingredientes bem regionais, a combinação resultou numa entrada bem saborosa e com ótima apresentação.
Para pratos principais, pude experimentar a Barca de Palmito Pupunha com Risoto Negro de Camarões ao Caldo de Lagosta (um dos pratos mais pedidos do restaurante) e uma Pescada Amarela com Purê de Mandioquinha, Aspargos e Emulsão de Laranja. Apresentação, sabor e quantidade satisfatória. Difícil dizer qual achei melhor, já que possuem propostas diferentes. Achei a barca de pupunha inusitada e diferente. Os camarões VG estavam cozidos no ponto, o risoto era bem gostoso, o caldo de lagosta suave e bem finalizado com flores e pedaços do próprio palmito. Um show aos olhos e ao paladar. A pescada é mais simples, mas o sabor estava excepcional. A crosta de tamarindo e castanhas conferiu um diferencial ao prato, complementado pela emulsão de laranja. Os aspargos estavam crocantes e o purê de mandioquinha divino.   
As sobremesas também foram caprichadas. O Mousse de Chocolate foi o mais aerado que experimentei na vida. De sabor suave e quantidade boa, a taça enorme é facilmente devorada por qualquer pessoa que aprecie chocolate! Muito bom mesmo! Merece ser provado. A outra opção foi um Bolo Quente de Chocolate com Farofas Crocantes e Sorvete de Creme. Também muito saboroso, esse item permite explorar diversas texturas numa só sobremesa.    
Para harmonizar todo o almoço, fui de um ótimo rosé argentino Carinae Malbec 2011. O atendimento estava ótimo, como de costume. Para resumir, mais uma experiência fantástica no Villa Bahia. O restaurante me cativou de verdade. Espero que eles voltem a participar do Restaurant Week desse ano, para novas experiências de muito sabor! Obrigado Guto pelo convite! 

Comentários

Postagens mais visitadas