Encontros Enogastronômicos: Gaya Importadora

A Gaya Importadora, antiga Casa Malbec, foi a responsável por organizar dois encontros enogastronômicos (assessorado pela Agência Santa Clarano Zank by Toque Hotel (no Rio Vermelho). O primeiro foi em parceria com vinícola chilena Encierra (Vale do Colchágua), produtora de um dos rótulos mais sofisticados, exclusivos e premiados do Chile. Essa vinícola surgiu de uma "joint venture" da família Eyzaguirre e do Château Lafite. Após a separação, uma das co-proprietárias (Maria Ignácia Eyzaguirre Echenique), que esteve presente no evento, adquiriu cem hectares de velhas vides para implementar um novo projeto buscando excelência na produção de vinhos. Vale ressaltar que a marca só trabalha com um rótulo e que produz 30.000 garrafas anuais, apenas. 
O menu degustação, preparado pela cozinha do hotel, gerenciado por Lívia Lopes, foi composto por Dadinho de Tapioca Com Geleia de Pimenta (harmonizado com o espumante italiano Rosé Glamour), Tartare de Salmão envolto na Banana-da-Terra, Risoto de Camarão com Alho Poró, Cubos de Filé ao Poivre com Arroz e Risoto de Cordeiro. Todos os pratos estavam saborosos e foram harmonizados com o Encierra 2011, de sabor equilibrado, com taninos adocicados e final prolongado.    
Já o segundo evento foi para enaltecer os vinhos portugueses comercializados pela Azavini (empresa representante de 15 produtores de vinhos da Portugal e Espanha). A brand manager da marca, Carla Salomão, esteve presente no jantar e junto com Elivam Assunção e Soraya Batista, ambos da Gaya Importadora, comandaram um bate-papo interessante sobre os produtos e o mercado de bebidas. O menu degustação manteve a qualidade e, principalmente, o sabor do primeiro evento e contou com Polvo à Provençal (harmonizado mais uma vez com o Rosé Glamour, produzido na região de Veneto - Itália), Tempurá de Lulas (harmonizado com o encorpado Marco de Pegões - castas Arinto e Chardonnay) e Escondidinho de Carne Seca (acompanhado do alentejano Herdade dos Coteis Reserva - bastante frutado). Houve ainda um brinde com o especial Vinha do Bispado. Para finalizar, uma deliciosa Goiabada Grelhada com Queijo Coalho e Farofa de Castanha de Caju. A sobremesa foi harmonizada com o vinho do Porto Saint Clair Ruby, da região do Douro.
Sobre o local - O Zank by Toque é um hotel intimista que escapa aos padrões clássicos das grandes cadeias de hotéis internacionais. Os dezesseis apartamentos são distribuídos entre o casarão centenário e sua área contemporânea com uma bela vista para o mar. Todos os apartamentos mesclam, com elegância, móveis de época garimpados nos melhores antiquários e mobiliário de designers brasileiros. Elegante e despojado ao mesmo tempo. A localização favoreceu ainda mais a qualidade e o prazer de estar num evento enogastronômico desse porte. Muito bom!

Comentários

Postagens mais visitadas