Leo Roncon no "A Saúde na Panela"

Não sou vegetariano, nem tenho a mínima pretensão em ser, apesar de tentar implantar toda segunda-feira a filosofia do "Meatless Monday" (segunda sem carne). Mas se tem um restaurante de comida saudável do qual sou consumidor há anos e curto de verdade é o "A Saúde na Panela". O local prima por não exagerar nos temperos, preservando o sabor original dos alimentos. Mesmo sem utilizar açúcar branco, sal refinado, ovos e carnes nas preparações, os pratos, sucos e sobremesas são ótimos. É um estabelecimento de cunho familiar, então nem espere um restaurante de badalação. No entanto, a vibe cool resolveu inovar ao promover um jantar de menu vegetariano completo sob nova roupagem (seguindo os padrões da gastronomia contemporânea). Para isso, convidou o chef paulistano Leonardo Roncon, que aceitou o desafio. O pontapé inicial não poderia ter sido melhor: Pinhões com Azeite e Flor de Sal. Que amuse bouche simples e saboroso.
Ah! Além da apresentação diferenciada, o jantar foi todo harmonizado com chás (isso mesmo!), uma jogada genial (pelo menos para mim, que sou grande apreciador desse tipo de bebida). A primeira entrada foi um Carpaccio de Palmito Pupunha e Beterraba (com Mussarela de Búfala, Azeite Cru e Sal Negro), harmonizado com Chá gelado de Camomila e Baunilha. Depois, foi servido um Ceviche de Crudos na Couve, harmonizado com Chá de Maçã. Delicioso prato, composto por cogumelos, abobrinha, cenoura, pepino, manga e alguns brotos. Em seguida, um Duo de Gazpacho. As sopas frias foram apresentadas na versão Tradicional e Verde (com lentilha rosa brotada, mandioquinha e broto de alfafa). A harmonização ficou por conta de um Chá de Capim Santo (esse eu não sou muito fã).
Para os pratos principais, duas boas surpresas. A primeira foi uma Horta de Legumes com Arroz Vermelho e Negro. O prato foi composto por Aspargos, Brócolis, Tomate Cereja, Mini Cenoura e Couve de Bruxelas. Tudo isso finalizado com Endro Dill e Azeite Trufado. Muito bom, ainda mais com uma harmonização feita com Chá Verde com Hortelã (servido bem morno). A segunda foi o Risoto de Cevada com Figos e Queijo de Cabra. Que deliciosa e cremosa combinação! Para beber, Chá Verde com Jasmin. 
Para finalizar, a sobremesa foi um Sashimi de Frutas Orgânicas com Sorvete de Iogurte e Açúcar Mascavo, harmonizado com Chá de Frutas Vermelhas Silvestres e Laranja (a melhor bebida da noite!). Engana-se quem pensou que foi uma sobremesa qualquer. A casa sabe fazer um sorvete muito gostoso há anos, que não fica devendo nada para os tradicionais. Resultado? Fiquei satisfeito com o resultado. A linha naturalista foi mantida no jantar com alimentos nutritivos apresentados com sofisticação. Desse jeito, fica muito mais fácil cuidar da saúde. Parabéns ao restaurante e ao chef Leo pela iniciativa!  

Comentários

Postagens mais visitadas