Conde de Castro

Um casarão datado de 1892 abriga uma mistura de moda e gastronomia no Rio Vermelho num só lugar. Esse é o espaço Os Castros, empreendimento dos irmãos Saulo e Carla Castro. Saulo, com experiência gastronômica em Salvador (Amado) e São Paulo (Las Chicas), comanda o restaurante Conde de Castro, que conta com um incrível espaço interno (com um moderno bar de ônix e vidro) e área externa, acomodando confortavelmente quase 100 pessoas.
De acordo com o chef, o cardápio é "baseado numa culinária multicultural, que lança mão dos conceitos universais da gastronomia, mas utiliza produtos da cultura local, traduzindo a sofisticação da simplicidade”. E foi nesse clima que o menu de jantar foi apresentado para convidados e jornalistas, em evento organizado pela Santa Clara Comunicação, assessora da casa. Para começar, o Couvert da Casa (Pães, Queijo de Cabra Maçaricado e Tomates) e um Platô de Entradas composto por Conde (Queijo Camembert, Chtuney de Frutas e Pão Fresco), Cazuela (Polvo ao Perfume de Alho, Alecrim, Batata ao Murro e Cogumelos Paris) e Empaqueter de Camarão (Camarão com Creme de Queijo na Massa Filo e Pesto de Rúcula). Tudo saboroso.
Para prato principal, Risotto de Risoni com Polvo e Camarão (gosto bastante dessa massa de textura interessante - que incorpora muito bem o molho utilizado); seguido do Salmão Grelhado com Fregola, Tomate Assado e Maionese de Laranja (outro prato bem saboroso cuja inspiração veio de Carla Pernambuco). Por fim, um Carré de Cordeiro com Risotto de Pesto de Rúcula e Farofa de Presunto Parma (muito boa a combinação de ingredientes!!!). A harmonização foi feita com rótulos da Gaya Importadora (antiga Casa Malbec). Entre eles, o Dão Quinta da Fata e o Touriga Nacional Pinto.  
Para finalizar o jantar, o chef preparou um Duo de Sobremesas, composto por Charuto (Churros com Doce de Leite e Nutella) e por uma Trouxinha de Chocolate Belga e Sorvete de Creme. Gostei da apresentação do prato como um todo, mas o churros com a mistura de chocolate e doce de leite estava ótimo! Foi um evento interessante para conhecer a proposta da casa e experimentação de alguns itens do cardápio. Voltarei em breve para conferir o cardápio usual e descobrir novas opções!

Comentários

Postagens mais visitadas