A Casa Vidal: grande descoberta!

Guarde esse nome: A Casa Vidal. O pequeno restaurante localizado na Barra é mais uma GRANDE descoberta em Salvador. Os proprietários Juan Vidal (que já foi Chef do Lafayette, 496 e Bistrô du Vin) e Viviane Vidal acertaram em cheio ao concretizar o sonho de abrir um espaço próprio. Espanhol de nascença, Juan tem formação em Gastronomia na Suíça e adquiriu parte de sua experiência em Zurique e Londres. Depois de casar com Viviane, mudou-se para o Brasil (2007) mal sabendo que a Bahia abrigava a maior comunidade galega fora da Espanha. O ambiente do restaurante é aconchegante e a inspiração do cardápio vem dos laços familiares (lembranças da infância, viagens, produtos frescos, comidas coloridas e matéria-prima de qualidade). A primeira visita vai gerar dúvidas sobre o que pedir, logo comece pela Sangria de Vinho Branco e pelo Combinado de Tapas (04, 06 ou 08 variedades), enquanto analisa o menu.  
Pelas entradas, você já percebe a assinatura do trabalho executado por Juan, refletindo em identidade e sabor no prato. A mistura do tradicional com o moderno e da utilização dos produtos locais (sustentabilidade) com técnicas de cozinha europeias resulta em um cardápio diferente, agradando diversos paladares. Não querendo o mix, recomendo começar pelo Steak Tartare (servido com torradas ou batata frita) ou então pelo Polvo à Feira (típico da Galícia, mas incrementado por temperos especiais), ambos apresentados em versões exclusivas "do Chef". 
Os pratos principais também são variados e extremamente saborosos. No quesito "frutos do mar", a criatividade do Risotto de Polvo com Queijo de Cabra, Cebolinha e Tomate Cereja é nítida. Nunca passou pela minha cabeça misturar esses ingredientes. Uma combinação deliciosa, que deixa você com pena de terminar o prato. O homemade Ravióli de Lagosta ao molho Bisque é fantástico. O leve toque de azeite trufado faz a diferença. A massa caseira também é muito gostosa. 
A Casa Vidal traz como um dos pratos principais o Filé Wellington (filé enrolado em presunto de parma, massa folheada e molho de cogumelos), uma receita inglesa adaptada especialmente para o restaurante. Apresentação TOP e com ótimo sabor. Para mim, só precisava ser um pouquinho menos salgado, mas nada que atrapalha a experiência gastronômica, tanto que já repeti a dose algumas vezes. Agora, o Magret de Canard com Batatas Gratinadas e Molho de Laranja e Mel é sensacional, fora de série! O peito do pato é muito bem executado (suculento e saboroso) e o molho é leve, não ofuscando o sabor da carne.
Para sobremesa, tem Petit Gâteau de Chocolate (com sorvete de coco), Torta Fina de Maçã (com sorvete de creme), Sundae Casa Vidal (sorvete de coco com farofa de castanha, beiju de coco, calda de morango e chantilly) e, o meu preferido, Churros com Calda de Chocolate e Sorvete de Tapioca. A calda de chocolate deixa a sobremesa menos doce que a usual. Muito boa! 
Quando o Chef tem a sua própria "casa", a liberdade de criar, escolher, definir cardápios e até mesmo o modo de atender seus clientes é cuidado de forma diferente. A Casa Vidal conta com comida memorável, preço honesto, ambiente legal e atendimento impecável (equipe bem montada e com os donos sempre muito atenciosos). Precisa de mais? Ah, fica perto da nova orla da Barra. Merece várias e várias visitas! Já virou um dos meus lugares preferidos em Salvador. O local funciona normalmente de terça a sábado, a partir das 19h. No verão até o carnaval, de domingo a domingo, a partir das 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas