Paella de Mariscos

A Paella é um prato tradicional da culinária espanhola e pode ser feita com vários ingredientes (mariscos, coelhos, porco e frango). Quando viajei para Espanha pude experimentar versões excelentes. Resolvi arriscar pela primeira vez aqui em casa, pesquisando receitas na internet e pegando dicas com amigos. Preparei um tacho para 8 pessoas de Paella de Mariscos. Como não segui receita, para cada peixe/frutos-do-mar eu coloquei 150/250 gramas + 500 gramas de arroz (o ideal é o "bomba", mas pode ser o "carnaroli"). O caldo (mais ou menos 1,5l) foi preparado por cabeça e casca de camarão, cabeças de peixe, espinhas, tempero verde, água, alho poró, cenoura e cebola. Deixei 2 horas no fogo e depois passei no coador. É importante deixar bem quente para não atrapalhar o tempo de cozimento do arroz. No tacho, bastante azeite para fritar alho e cebola. Depois acrescentei pescada amarela, camarões, lagosta (já estava cozida!), mexilhões, lula e polvo (também já cozido), fazendo o que os espanhóis chamam de "sofrito".    
Feito o sofrito (refogado) dos frutos do mar, acrescentei dois tomates e dois pimentões vermelhos sem pele, cortados em cubinhos. Misture bem por uns dois minutos. Com uma colher, faça um caminho em forma de cruz para colocar o arroz. Acrescentei umas duas conchas do caldo de mariscos em cada quadrante. Depois que começou a secar, fui adicionando mais caldo aos poucos e misturando tudo. Foi nesse momento que coloquei o açafrão e o tempero Paelleiro. Depois fiquei observando o ponto de cozimento adequado do arroz, controlando com a adição lenta de mais caldo. Quando estava no ponto quase certo, desliguei o fogo e cobri o tacho com uma toalha grossa, para deixar no bafo por 5 minutos.    
Depois disso, decorei o tacho com mais alguns ingredientes e servi imediatamente. O resultado? Fiquei impressionado, de verdade. Extremamente saboroso. Acho que foi a 2ª melhor paella que provei aqui em Salvador. Se você tem noção básica de cozinha, pode fazer tranquilo que não é nenhum bicho de sete cabeças! Pelo que pude perceber, existem três segredos para se fazer uma boa paella: 1 - um bom caldo, 2- ingredientes de qualidade; e 3 - após o preparo, deixar ela no bafo por 5 minutos. Respeitando eles, o sucesso é quase garantido! 

Comentários

Postagens mais visitadas