Villa Bahia: Menu Confiança por Guto Lago

O Villa Bahia foi o lugar escolhido para confraternização de uma pequena confraria que faço parte com mais 3 amigos. O chef Guto Lago, ao saber dos nossos planos, sugeriu um menu confiança às cegas. Como clientes e amigos do chef há algum tempo, tivemos a certeza de que algo excelente esperaria pela gente. Dito e feito. Foi um menu fantástico, do início ao fim. O amuse bouche foi um pão Chipa com Queijo da Canastra e Chorizo. Um upgrade do pão de queijo. Foi impossível comer um só. A entrada fria foi uma Terrine de Queijo de Cabra com Vegetais, que estava sensacional! Sou fã desse queijo, principalmente numa textura mais pastosa. Depois, foi a vez da entrada quente, nada menos que um Ravióli Aberto de Pupunha, Cogumelos Frescos, Castanha do Pará e Azeite de Trufas Brancas, de sabor diferenciado!
O primeiro prato foi um fenomenal Robalo em Crosta de Canela com Creme de Mandioquinha, Ovas e Molho de Laranja Kin-Kan. O chef brocou nesse prato. Nunca pensei em utilizar a canela como crosta de um peixe. A combinação casou muito bem. O segundo prato foi uma Costela Suína com Galette de Milho Verde, Geleia de Pimenta e Farofa de Pão e Castanhas. Excelente combinação de ingredientes, texturas e sabores. A costela estava dissolvendo na boca! 
Depois foi a vez da pré-sobremesa, composta por um Semifreddo com Mascarpone, Cereja e Calda de Vinho do Porto. Muito delicioso. E achando que não poderia melhorar, o jantar foi finalizado com chave-de-ouro com a sobremesa. Sabe o que era? Um perfeito Fondant de Chocolate Belga, Cupuaçu, Cumaru e Lemon Curd. Top demais! Queria mais... e olha que nem sou tão fã de sobremesa.  
Foi uma noite memorável, com bons amigos e ainda "experimentamos" (risos) umas 9 garrafas de prosecco, vinho branco, vinho tinto e de sobremesa. Toda a harmonização contou com rótulos da Decanter, como o espumante Lírica Crua, o Sauvignon Blanc De Martino, o Rosé Val de Lire Domaine de La Guillaudière, o Crianza Rioja Luiz Cañas, o chileno Memorias (muito bom!) e o Merlot Tannat Bouza. O chef Guto Lago provou, mais uma vez, que tem competência, maestria e simplicidade para executar qualquer tipo de menu. Agradeço, em nome da #quartadaconfraria, pelo presente de fim de ano! 

Comentários

Postagens mais visitadas