Filé Wellington

Finalmente arrisquei o preparo de um Filé Wellington. A receita centenária, considerada por muitos como um bicho de 7 cabeças, nada mais é do que um filé envolto em massa folhada com cogumelos, mostarda e parma. O segredo desse prato tradicional da culinária inglesa é ter o exterior da massa bem crocante e o recheio úmido e o interior da carne bem rosado. Para a pasta de cogumelos, usei shitake, manjerona, pimenta do reino, sal e grãos de mostarda. Processei tudo num mixer e coloquei numa frigideira para deixar bem seco (fazer evaporar o máximo de água possível), sem deixar queimar. O preparo do filé é bem simples. Utilizei duas peças grandes de filé mignon, temperei com sal grosso e pimenta do reino, depois selei rapidamente numa grelha. Feito isso, deixei descansar um pouco e passei logo um pouco de mostarda em grãos (à L´Ancienne).
Próximo passo foi montar o rocambole dos ingredientes. Primeiramente peguei um papel filme e coloquei numa mesa limpa. Coloquei as fatias de presunto parma, fazendo uma espécie de cama (tem que enrolar o filé inteiro). Acrescentei a pasta de cogumelo, o filé já com a camada de mostarda e enrolei bem apertado. Feito isso, é bom deixar na geladeira por uns 30 minutos, para só então envolver com a massa folhada (normalmente comprada pronta). Ah, como no dia eu não encontrei a massa folhada, usei a massa de pastel mesmo. Colocar numa assadeira, passar gema por cima e levar ao forno para assar a massa (cuidado para não deixar muito tempo e perder o ponto interno da carne).
Como a carne já é bem "elaborada", optei por acompanhamentos simples. Cozinhei vagens e cenouras baby, depois grelhei um pouco na mesma grelha da carne (coloquei mais manjerona, um cálice de vinho branco, mel e manteiga). Na hora de servir, cortar as porções individuais e levar para a mesa. Nessa primeira tentativa, uma das peças ficou no ponto correto e a outra ficou mais bem passada (do jeito que o pessoal lá de casa gosta), mas acho que o ponto bem rosado da carne faz a diferença no sabor e na apresentação. No próximo teste, usarei a massa folhada e incrementarei a pasta de cogumelos para ficar ainda melhor! Fiquem ligados! 

Comentários

Eu sempre quis fazer esse filé, Felipe! Quem sabe agora me arrisque com sua deliciosa receita.
Ficou 10!
Bj,
Lylia
Felipe Almeida disse…
O ponto da carne precisava ser um pouco melhor, mas em termos de sabor ficou muito bom. Creio que a textura da massa folhada melhore ainda mais esse prato! Valeu pelos elogios! Abc

Postagens mais visitadas