Coentro Gastronomia: saudável e saboroso.

O Coentro Gastronomia é um restaurante fora da curva aqui em Salvador. É a prova de que uma alimentação saudável pode ser muito mais saborosa do que a desregrada. Conheci quando ainda se chamava Marmitaria Light e Gourmet (que agora é só para o serviço de delivery de planos alimentares - recomendo muito!). Visando a proposta de uma comida saudável com opções low carb, vegetarianas e fit, o local sempre utiliza ingredientes de qualidade, que refletem diretamente no sabor dos pratos. A chef Karine Poggio soube me impressionar desde a primeira visita e, desde então, não deixei de ser cliente. O cardápio varia diariamente, mas vira e mexe aparecem pratos consagrados, como o Salmão Gravlax com Molho Cítrico e Torrada Low Carb (talvez meu prato preferido - foto lá de cima). O Atum Selado com Purê de Beterraba com Wasabi é outra opção que sempre arranca muitos elogios (acho que foi o melhor atum selado que comi aqui em Salvador). Na última visita, ainda teve drink com Gin, Kombucha e Cúrcuma (muito bom!) e uma deliciosa Casquinha de Caranguejo (para comer de bacia!).
O Coentro também promove jantares especiais e alguns colaborativos com outros chefs (locais e nacionais), sempre com um menu bastante atrativo. Para vocês terem um pouco de noção, segue um pouco do que já rolou: Ceviche de Robalo com Caju e Biri-biri (bem refrescante), Camarão com Creme de Abóbora, Gengibre, Coco Fresco e Farofa de Castanhas (muito bem temperado), Badejo, Spaghetti de Pupunha e Molho de Moqueca (esse molho de moqueca apimentado é sensacional), Camarão Flambado na Cachaça com Vatapá de Banana-da-terra e Gengibre (jogada genial em fazer o vatapá com banana e gengibre), Ravióli de Pupunha com Abóbora e Cogumelos em Manteiga de Sálvia (bem apresentado e saboroso), Cupim Defumado com Melaço de Tamarindo, Legumes e Farofa de Pimenta Tabasco (carne desmanchava na boca) e Crème Brûlée de Lucuri com Chutney de Abacaxi e Hortelã (servido com a larva viva do licuri - nota 10).
Até o Restaurant Week no Coentro foi impecável (e me fez retornar duas vezes mais), quando a chef Karine Poggio trouxe como entrada uma Salada de Abobrinha com Queijo de Cabra e Pesto de Folha de Cenoura, seguido do Tartar de Salmão com Creme de Abacate e Torrada Low Carb para prato principal e a Torta Raw com Ganache de Chocolate 80% e Nibs de Cacau como sobremesa, finalizando o menu como a proposta desse evento deve ser. Quem é cliente assíduo ainda ganha algum presentinho de vez em quando. Foi assim que experimentei o Pão de Queijo Fit com Cordeiro, o Steak Tartare e o Arroz Selvagem de Polvo.  
Já experimentaram Moules à la crème? No Coentro, eles fazem uma versão desse prato utilizando Lambreta! E não é que fica uma delícia? As Lambretas ao Creme de Vinho Branco são incrementadas com Bacon Artesanal. Outras entradinhas aprovadas foram a Casquinha de Caranguejo com Beiju de Massa e Azedinha e a Vinagrete de Camarão, Caju e Biri Biri com Creme de Chuchu.
Como o local ainda agrega uma lanchonete, também já tive a oportunidade de pedir alguns salgados em visitas vespertinas, como o Abará Funcional, a Torta Fit de Peru e a Cestinha de Pães Low Carb com Patês. Até uma Lasagna de Berinjela já salvou o aperto de um dia de trabalho sem almoçar. Depois de um papo com a chef, sempre acabo pedindo um espresso com alguma sobremesa, como a Torta Raw, o Brownie ou a CheesecakeAssim fica fácil manter a dieta, pois comer no Coentro Gastronomia não é sacrifício algum. Se ainda não conhece, não sabe o que está perdendo...

Comentários

Regina Remedio disse…
Nossa, muito legal sua matéria, gosto muito deste assunto sobre comidas, culinária, gastronomia e cultura alimentar.
Eu estou estudando um monte de alimentos e estou cada vez mais feliz em descobrir sobre os alimentos.
Nessa página aqui eu vi um monte de informações sobre vários alimentos e muitas coisas legais.

Postagens mais visitadas